O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IPA) reúne 16 membros com diferentes áreas de formação e atuação profissional.

O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA-SP) realizou sexta-feira, 22 de outubro, a primeira reunião do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IPA), por meio do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI).

O diretor do DTI, Emerson Alves da Silva citou a importância da criação do NIT para absorver o que a legislação federal e estadual versa sobre a inovação tecnológica e a obrigatoriedade da instituição em ter um Núcleo de Inovação Tecnológica para tratar deste tema.

Para Emerson, o papel do Departamento, do Centro e do Núcleo recém-criados no âmbito do novo IPA é “facilitar todo o processo de implementation science, ajudando a aproximar o que se sabe, com o que faz e o que se pode fazer”, tendo como base um grande arcabouço de história e de conhecimento dos Institutos de Botânica, Florestal e Geológico, que sob a perspectiva de tecnologia e inovação tem aplicabilidade, tem espaço de mercado e tem espaço em outros setores da sociedade.

Marcelo Sodré, coordenador do IPA, fez a abertura oficial da reunião, manifestando seu contentamento pela data que marca o início dos trabalhos do NIT, institucionalizando o Marco Legal no IPA. “Eu acredito que este departamento e esse núcleo têm uma tendência muito grande a crescer”, afirmou Sodré.

A assessora técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Lúcia Sena, esteve presente e com muito entusiasmo lembrou o quanto o NIT é importante e fundamental para o crescimento do novo instituto e afirmou “é um início bom de um futuro melhor ainda”. Hoje temos aqui “uma sementinha que será uma árvore frondosa no futuro”, complementa Lúcia.

Os diretores Marco Aurélio Nalon, do Departamento de Técnico-Científico, e Luiz Mauro Barbosa, do Departamento de Gestão do Conhecimento, também participaram da reunião virtual e disseram acreditar que o Núcleo de Inovação Tecnológica trará muitas oportunidades e novos projetos para o IPA.

Com a presença de seus integrantes, a reunião também marcou o início dos trabalhos do NIT. Houve votação pelos membros dos itens previstos na pauta, tendo recebido manifestação favorável: a Política de Propriedade Intelectual do Instituto de Pesquisas Ambientais, os Credenciamentos e Acordos de Cooperação IPA-FUNDEPAG e IPA-FUNDAG e o Acordo de parceria IPA – KLABIN – IPT – SINDIMASP – FUNDEPAG.  Após a manifestação do NIT, a documentação segue para aprovação da Coordenação do IPA e da douta Consultoria Jurídica.

Sobre o NIT-IPA

Os Núcleos de Inovação Tecnológica de todas as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de São Paulo (ICTESPs) estão definidos na Lei de Inovação em 2004 (Lei Federal Nº 10.973/2004). São constituídos com a finalidade de gerir a política de inovação. A última regulamentação em nível estadual ocorreu em 2007 (Decreto Paulista de Inovação Decreto n. 62.817).

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IPA/SIMA, presidido pelo PqC Dr. Eduardo Luiz Longui diretor do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) conta também, em sua composição, conforme portaria IPA nº 003/2021 com Célula de Suporte Operacional: Adriana de Mello Gugliotta, Alethea Ernandes Martins Sallun, Ana Lúcia Segamarchi, Cynthia Fernandes Pinto da Luz, Denise Zanchetta, Edgar Fernando de Luca, Luciana Martin Rodrigues Ferreira, Nelson Augusto dos Santos Júnior e Vanessa Rebouças; Célula de Apoio Administrativo: João D’Arc de Oliveira, Nívea Aparecida da Silva Oliveira, Solange Caldana da Costa Caldeira e Sônia Maria Panassi Alves; Assistência Técnica: Leni Meire Pereira Ribeiro Lima, Marta Conceição dos Santos e Ruth Nunes de Carvalho, incluindo assim diversas expertises e representatividade institucional.

Mais informações: nit_ipa@sp.gov.br