Na 9ª Reunião Ordinária do Conselho Científico, realizada em 08 de abril, foram fixadas as Diretrizes de Pesquisa do IPA, por meio da aprovação da Deliberação CC/IPA nº 007/2022, em atendimento ao inciso II do art. 43 do Dec. Est. nº 65.796, de 16 de junho de 2021, visando subsidiar a elaboração e execução do Plano Institucional de Produção Técnico-Científica.

A construção das Diretrizes de Pesquisa contou com a participação de todos os pesquisadores, por meio de inúmeras reuniões realizadas pelos Núcleos integrantes do Centro de Pesquisas. Elas foram definidas com base nas linhas de pesquisa desenvolvidas atualmente pelo corpo técnico do IPA e na proposta de implantação de novas frentes de atuação.

As Diretrizes de Pesquisa estão estruturadas na forma de Missão, Eixos Temáticos e Comprometimentos Institucionais, além de apresentar a estrutura de pesquisa do IPA.

A Missão reflete o princípio básico da pesquisa científica do IPA que é a de “gerar e disseminar conhecimento sobre o meio físico, os ecossistemas, a biodiversidade e o seu funcionamento, propondo soluções inovadoras para a preservação, a recuperação, o monitoramento, o manejo conservacionista e o uso sustentável dos recursos naturais, econômicos e socioambientais, abrangendo as necessidades contemporâneas da sociedade”.

Os doze Eixos Temáticos estão relacionados à atuação dos quatro Núcleos de Pesquisa e aos principais Programas de Pesquisa desenvolvidos no âmbito do Instituto. Já os Comprometimentos Institucionais trazem os alicerces da produção científica, a qual é norteada pela execução de serviços com excelência, em benefício do ambiente natural e da sociedade.