Ação é promovida pelo o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA/SIMA) e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), e direcionada às defesas civis do litoral

A erosão das praias e inundações causadas pelas marés são exemplos de impactos das mudanças climáticas. Com o aumento do nível do mar e cada vez mais ocorrências de eventos extremos de ressacas do mar e marés muito altas, medidas de mitigação e adaptação são necessárias para a prevenção de possíveis desastres.

Esse será o tema central do 1° Minicurso sobre Riscos Costeiros voltado para a Defesa Civil, que ocorrerá no dia 17 de novembro. A ação é desenvolvida pelo Projeto Ressacas e a RedECOST e faz parte do 1° treinamento a ser realizado no âmbito do Plano Preventivo de Defesa Civil do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para Erosão Costeira, Inundações Costeiras e Enchentes/Alagamentos causados por Eventos Meteorológicos-Oceanográficos Extremos como Ressacas do Mar e Marés Altas (Resolução CMIL 17-610 – Cedec, de 28-11-2016).

O minicurso será ministrado de forma virtual pela Profa. Dra. Celia R. de Gouveia Souza, pesquisadora científica do IPA-SIMA, que irá abordar vários conceitos associados aos riscos costeiros, como erosão costeira, inundações causadas pelas marés e inundações associadas aos canais fluviais, suas consequências e as causas naturais e humanas desses perigos, e também discutirá medidas de contenção, mitigação e adaptação. Também trará uma novidade, que é a ficha técnica de campo voltada aos perigos costeiros.

A iniciativa é apoiada pelo Núcleo de Geociências, Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental do IPA- (Instituto de Pesquisas Ambientais-SIMA) e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC).

Projeto Ressacas e a RedECOST

O Projeto Ressacas – “Sistema de aviso de ressacas e inundações costeiras para o litoral de São Paulo, com foco em impactos das mudanças climáticas” (financiamento Fapesp) tem como objetivo desenvolver o sistema de alerta precoce para eventos extremos e pretende construir uma rede de sensibilização, percepção e comunicação sobre os perigos e os riscos associados a ressacas do mar, inundações costeiras e continentais ao longo do litoral paulista. É coordenado pela Profa. Dra. Celia R. de Gouveia Souza, que também é mentora da RedECOST, e conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e alunos de pós-graduação do IO-USP, da Geografia Física-USP, do INPE e da Unisanta.

A RedECOST: “Uma Areia para o Futuro… Construção de uma plataforma de comunicação de riscos costeiros para o litoral de São Paulo” é um projeto de extensão com apoio do programa USP Municípios Sustentáveis – Santander. Tem por objetivo a capacitação de gestores públicos, agentes de defesa civil, ONGs, escolas e comunidades em risco de diversas cidades do litoral paulista, por meio de atividades de percepção e sensibilização sobre riscos costeiros.

SERVIÇO

1° Minicurso sobre Riscos Costeiros
Data: 17/11 das 9h às 17h (6h teórica e 2h prática)
Local: On-line, inscrições até 30/10/2021
Formulário de inscrição: https://forms.gle/ugYqRGjywz8EG2UEA
Contatos: Celia Gouveia (celiagouveia@gmail.com; celia@sp.gov.br) e Simone Mendonça (sms@alumni.usp.br).