O Conselho Científico é responsável pela política científica do IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais, atuando na elaboração, execução e aprovação, ao final de cada exercício, do Plano Institucional de Produção Técnico Científica.

Entre suas atribuições estão a aprovação de projetos de pesquisa e de seus relatórios de conclusão, bem como a garantia de continuidade das pesquisas em andamento e aprovadas, antes da junção dos institutos.

A articulação e integração de pesquisas desenvolvidas em outros órgãos, com propostas e manifestações sobre parcerias e outros acordos interinstitucionais de pesquisas, que envolvam o Instituto de Pesquisas Ambientais, também estão sob o encargo deste conselho.

O Conselho Científico é composto por nove membros:

– diretor do Departamento Técnico-Científico, que será seu presidente;
– diretor do Departamento de Tecnologia e Inovação;
– diretor do Departamento de Gestão do Conhecimento;
– diretor do Centro de Pesquisas;
– diretor do Centro de Gestão de Pesquisas;
– diretor do Centro de Apoio Técnico-Científico; e
– 3 (três) representantes da carreira de pesquisador científico vinculados ao Departamento Técnico Científico.

Nos impedimentos do diretor do Departamento Técnico-Científico, a presidência do conselho será exercida pelo diretor do Departamento de Tecnologia e Inovação.

Os membros do conselho e respectivos suplentes serão escolhidos pelo coordenador do Instituto de Pesquisas Ambientais, para exercício de mandato de 2 (dois) anos, permitida a recondução.

Composição Atual do Conselho Científico: