Nos dias 24 e 25 de janeiro foram realizadas as primeiras atividades do “PJ Tupi: educação integral e ambiental”, fruto da parceria entre o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Fundação Florestal (FF), Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), Escola Estadual “Pedro de Mello” e Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP).

As atividades ocorreram durante a semana de planejamento pedagógico da escola, com o objetivo de proporcionar o conhecimento, a toda a equipe envolvida, sobre a realidade do Distrito de Tupi, o potencial pedagógico da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) e a educação ambiental, de modo a subsidiar a construção das disciplinas eletivas.

Na manhã do primeiro dia, foi realizado um percurso por diversos loteamentos do Distrito de Tupi, como o Santa Isabel, o Conceição, o Tupi e o Jardim Bartira, para compreender suas características socioambientais e o caminho que os alunos fazem para chegarem até a escola diariamente. Também foram realizadas visitas aos produtores agroecológicos da Chácara Catavento e da Chácara Brasil, compreendendo-se o potencial pedagógico desses espaços.

À tarde foram compartilhadas, pela gestora da unidade Rosa Maria Galera Gonçalves, histórias sobre a Estação Experimental de Tupi. Também foi desenvolvida uma atividade de percepção ambiental na Trilha da Biodiversidade e os professores puderam conhecer mais sobre as atividades realizadas na área, sua gestão e importância.

O segundo dia começou com um momento de meditação conduzido pela professora coordenadora de área da escola Miriam Bueno Amorim, seguido por uma palestra da educadora Érica Speglich, do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP), que incentivou a reflexão sobre a crise ambiental e as sociedades sustentáveis, a partir do contato com diversos materiais e autores.

Com base nos conhecimentos desenvolvidos e experiências vivenciadas, foram construídos sonhos coletivos que culminaram na criação de disciplinas eletivas voltadas à educação ambiental e integral na escola, sendo que diversas delas realizarão atividades também no Horto de Tupi.

Para a especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais Maria Luísa Bonazzi Palmieri: “Esses momentos de reflexões e vivências são transformadores e nos motivam a continuar trabalhando na integração entre Educação, Meio Ambiente e Ciência na transição para sociedades sustentáveis, sempre conhecendo a realidade local e valorizando suas potencialidades”.

A bióloga da SEDEMA também comentou sobre atividade: “Proporcionar aos professores vivências que extrapolem os muros da escola contribui para a construção de disciplinas eletivas que possam trazer conhecimento e propostas de melhorias para o distrito, principalmente em relação às questões socioambientais”.

O diretor da escola Thiago Franco, por sua vez, destaca a importância desse trabalho conjunto: “Conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação ambiental da nossa localidade é o objetivo principal das disciplinas eletivas e de todo o trabalho desenvolvido na E.E. Pedro de Mello; precisamos refletir que nossa ‘Casa Comum’ está precisando de cuidados e que ações locais impactarão positivamente na preservação do nosso Planeta Terra”.